Portal do Governo Brasileiro

Seleção e avaliação

O processo de seleção dos relatos enviados pelos candidatos possui três fases: estadual, regional e nacional.

  • a) Seleção Estadual:

    Depois de encerrado o período de inscrições, os relatos que foram enviados são distribuídos aos comitês de avaliação de cada estado. Será montado um comitê estadual de avaliação para cada categoria - creche, pré-escola, anos iniciais do EF (1º ao 3º ano), anos iniciai do EF (4º e 5º ano), anos finais do EF e ensino médio). Os relatos serão analisados por dois avaliadores, seguindo os critérios previstos no regulamento. Cada avaliador fará sua avaliação e a classificação final do relato levará em consideração as duas avaliações.

    Os relatos serão classificados em ordem crescente e os 5 relatos mais bem avaliados serão disponibilizados novamente ao comitê de avaliação. Neste momento, os avaliadores do comitê votarão naquele que deve seguir para a etapa seguinte (regional) e aqueles que receberão destaque por seu desempenho em nível estadual.

  • b) Seleção Regional:

    Os 162* autores selecionados na etapa estadual deverão produzir um vídeo autoral de 1min30s resumindo seu relato de prática pedagógica. Os relatos e os vídeos serão distribuídos aos avaliadores do Comitê Regional que votarão nos vencedores da etapa regional e que devem seguir para a etapa seguinte (nacional) sendo um de cada categoria de cada região (30 relatos). Selecionam, ainda, aqueles que receberão a premiação da temática especial
    *(1 relato de cada categoria de cada UF: 6 categorias x 27 UF).

  • c) Etapa nacional

    Os trinta autores dos relatos vencedores na etapa regional, além daqueles selecionados para a premiação especial, são convidados a participar presencialmente do evento de premiação nacional.

    O Comitê Nacional de Avaliação analisará todos os relatos. Nesta etapa, os trinta autores dos relatos classificados serão convidados a participar do processo por meio de entrevistas com os avaliadores. Ao final do processo serão escolhidos os 6 relatos (um de cada categoria) para a premiação nacional.
O vídeo é um depoimento do candidato com um resumo da prática pedagógica inscrita. Deve ser breve, sucinto e apresentar: o contexto, a execução e os resultados. Deve ser gravado e enviado utilizando o aplicativo do prêmio e para smartphones com sistema Android e IOS.
Não. O vídeo deve conter apenas o candidato inscrito ao prêmio.
© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal