Portal do Governo Brasileiro

Sistema de Inscrição

Caso não receba o email de ativação em alguns minutos verifique sua caixa de “Spam”, “Lixeira” ou “Lixo eletrônico”, pois o mesmo pode ter sido bloqueado ou identificado como email indevido por ter sido enviado automaticamente.

Caso continue sem receber recomendamos tentar o cadastro novamente após algumas horas, pois o link gerado expira em 24h. Certifique-se de informar o email corretamente.

É importante destacar que alguns provedores de e-mail utilizam uma opção de conferência, no qual é enviado um email ao remetente da mensagem para que ele confirme o envio. Neste caso, recomendamos desabilitar esta opção no seu email ou utilizar outro endereço de email, pois não será possível confirmar o envio.

Primeiro é preciso conferir atentamente se o email informado está correto. Depois, caso seja seu primeiro acesso e apareça a mensagem de que seu email já está cadastrado, é preciso considerar se você não compartilha este email com alguém. Se for este o caso é preciso utilizar outro email para o cadastro. Por fim, caso nenhuma destas soluções resolva a situação orientamos a entrar em contato no link “contato” e registrar a demanda.
O sistema dirá que o CPF é inválido em uma das situações: ou o número não existe na base de dados da Receita Federal ou o CPF foi cancelado. Por isso recomendamos verificar atentamente o número informado.
O link enviado expira em 24h. Caso não receba o email ou tenha excluído acidentalmente orientamos a aguardar o prazo de expiração e solicitar novamente em “primeiro acesso”.
Neste caso é preciso entrar no cadastro e solicitar novamente o envio utilizando o botão “primeiro acesso”.
Caso tenha informado um email e não possa utilizá-lo para acessar a mensagem contendo o link de ativação enviado, é possível aguardar a expiração do link de ativação – que vale por 24h – e cadastrar um novo email.

Caso já tenha acessado o email de ativação e dado prosseguimento ao processo de inscrição será preciso entrar em contato com o suporte do MEC para solicitar a alteração.

Na página inicial, na área para o login, localize e clique o link "Recuperar a senha". Você será encaminhado para outra tela para informar seu CPF e confirmar o envio por email de um link de recuperação de acesso.
Caso não receba o email de ativação em alguns minutos, verifique sua caixa de “Spam”, “Lixeira” ou “Lixo eletrônico”, pois o mesmo pode ter sido bloqueado ou identificado como email indevido por ter sido enviado automaticamente.

Caso continue sem receber recomendamos solicitar a recuperação de senha novamente.

É importante destacar que alguns provedores de e-mail utilizam uma opção de conferência chamada confirmação positiva, no qual é enviado um email ao remetente da mensagem para que ele confirme o envio. Neste caso, recomendamos desabilitar esta opção no seu email ou utilizar outro endereço de email, pois não será possível confirmar o envio.

O nome no cadastro é retirado da base de dados da Receita Federal a partir do CPF informado. Caso tenha mudado de nome, é preciso alterar primeiro no cadastro da Receita Federal. Após esta alteração solicitamos que registre uma demanda utilizando a opção “contato” para que possamos atualizar os seus dados.
Caso já tenha efetuado o cadastro inicial, você pode acessar o Sistema clicando no ícone de inscrições.

Informe o CPF e a senha que você cadastrou anteriormente.

Se o acesso não for autorizado atente para as seguintes orientações:

  • O Sistema faz diferenciação entre letras maiúsculas e minúsculas. Observe se a tecla CAPS LOCK (deixar tudo em maiúsculo) está ativada
  • Se não tiver certeza da senha previamente castrada, veja o tópico "Recuperar a senha. Como posso obter uma nova senha?"
O sistema preenche automaticamente as informações de endereço baseado no CEP informado. Para isso, busca as informações do CEP numa base de dados dos Correios que é atualizada anualmente. Caso seu CEP não seja localizado nessa base de dados, orientamos a entrara em contato pela opção “Contato” informando a situação – juntamente com o CEP e endereço, para que possamos resolver a questão.
Se você mudou de escola deve cadastrar as informações da escola onde aconteceu a prática pedagógica que será inscrita no prêmio.
Primeiro é preciso verificar quais campos estão sendo informados na sua busca. O nome da escola pode estar diferente no cadastro (por exemplo: Centro de Ensino pode estar cadastrado como “CE” ou “CEN” ou ainda “Centro de Ens.”). Neste caso, recomendamos informar o estado, cidade e bairro e selecionar a escola na lista do resultado da busca.

Caso ainda assim não consiga localizar sua escola para obter o código Inep, entre em contato por meio da opção “Contato” com os dados da escola (localização, nome e dependência administrativas - estadual, municipal ou federal) para que possa ser verificado o problema. O retorno será feito por email do email informado no cadastro do atendimento.

Existem pelo menos três formas diferentes de converter documentos do Microsoft Word em PDF.


I- Convertendo Documento do Word com Microsoft Office 2010

Se você dispõe do editor de texto Microsoft Word 2010 (ou versão superior) poderá converter os documentos no formato .doc e .docx seguinte os passos abaixo.

  1. Abra o documento no editor de texto
  2. Clique a aba Arquivo e em seguida a opção Salvar Como.
  3. Uma nova janela será aberta. No rodapé, localize o campo Tipo e escolha a opção PDF – Portable Document Format.
  4. Altere local e o nome do arquivo (se desejar) e clique o botão Salvar.
  5. Pronto! O arquivo foi salvo em PDF no seu computador e você poderá agora anexá-lo ao final do cadastro do seu relato do Sistema de Inscrições Online do Prêmio Professores do Brasil.


II - Convertendo Documentos do Word para PDF Online

Se você dispões de acesso à Internet poderá converter documentos .doc, .docx e outros para PDF sem precisar instalar qualquer outro software. Siga os passos abaixo:

  1. Procure na internet um site que ofereça a conversão de forma gratuita.
  2. Escola a forma de conversão de documento .doc ou .docx para pdf
  3. Siga as instruções da página.
  4. Salve o arquivo gerado em local de fácil localização no seu computador e com um nome igualmente fácil de localizar.
  5. Pronto! O arquivo foi salvo em PDF no seu computador e você poderá agora anexá-lo ao final do cadastro do seu relato do Sistema de Inscrições Online do Prêmio Professores do Brasil.


III - Convertendo documentos usando o LibreOffice/OpenOffice/BrFoffice (software livre)

Se você dispõe ou está utilizando um dos seguintes editores de texto LibreOffice, OpenOffice ou BrOffice você poderá converter um documento em PDF seguindo os passos abaixo.

  1. Abra o documento utilizando um dos editores citados
  2. No menu superior localize e clique a opção File (Arquivo) e em seguida a opção Export as PDF (Exportar como PDF)
  3. Uma nova janela será exibida. Clique o botão Export (Exportar)
  4. Escolha um local no seu computador para salvar o documento convertido, não esqueça o local onde será salvo.
  5. Pronto! O arquivo foi salvo em PDF no seu computador e você poderá agora anexá-lo ao final do cadastro do seu relato do Sistema de Inscrições Online do Prêmio Professores do Brasil.
A atualização somente poderá ser feita se o relato for selecionado para alguma premiação, logo após a divulgação do resultado.
As duas opções estão disponíveis. Caso escolha digitar em editor de texto deverá ser utilizado o botão de “colar” disponível no sistema de inscrição para inserir o texto. Lembre-se apenas de ir salvando seu texto se optar por digitar diretamente no sistema.
A primeira fase de seleção dos textos será a análise por uma dupla de avaliadores do seu estado. É possível que os avaliadores conheçam o candidato ou, mesmo que não o conheçam, conheçam sua escola ou seus colegas. Desta forma, a parcialidade da avaliação estaria comprometida.

Nas etapas seguintes a avaliação será feita por um comitê montado pela coordenação nacional do prêmio, que inclusive analisará os vídeos dos selecionados.

Sim. Durante a escrita do relato não é permitido identificar o autor, mas como a função do documento anexado é comprovar a realização da prática relatada, inevitavelmente haverá alguma identificação do autor. Na primeira fase da avaliação estadual os avaliadores lerão apenas os relatos e darão a sua nota. A seguir, os relatos selecionados para a premiação estadual terão seus anexos conferidos. Mesmo que o avaliador consiga identificar o autor do relato pelo anexo este já terá sido avaliado e já contará com uma classificação.
© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal