Portal do Governo Brasileiro

Participação

Podem ser inscritas quaisquer práticas pedagógicas, tais como: projetos, experimentos, aulas, seminários, etc. que envolvam os estudantes e que tenham produzido efeitos positivos no processo de ensino-aprendizagem. Serão observados aspectos tanto de mudança na forma de trabalho dos conteúdos como também de uso dos recursos instrucionais disponíveis, além do estímulo à pesquisa, inovação, colaboração e solução de situações-problema.
Sim - O Regulamento prevê que as atividades tenham sido desenvolvidas em 2018 ou 2019 (com resultados até a data de fim das inscrições). Contudo, é importante que o interessado tenha condições de comprovar o trabalho realizado. Além disso, ficará sob responsabilidade do inscrito garantir a anuência do diretor da escola na qual realizou o trabalho (pela qual fará sua inscrição).
Sim, desde que estejam conveniadas ao sistema público de ensino e ofertem uma das etapas da Educação Básica.
Sim, desde que tenham licença para atuar como escola de Educação Básica e já tenham um código de cadastro junto ao INEP.
Sim - O regulamento prevê que professores da Educação Básica no exercício da atividade docente, independentemente do regime de contratação dos profissionais. Contudo, é importante que esse profissional tenha desenvolvido todas as etapas da experiência com o grupo de alunos.
Sim - O regulamento fala em professores da Educação Básica no exercício da atividade docente, não determina o mínimo de escolaridade para exercer essa função. Considerando isso, esses profissionais podem participar, desde que a regulamentação da rede de ensino a qual a unidade de ensino pertence permita o exercício de atividade docente.
Sim. Podem participar professores das instituições que articulam, ou integram, a educação profissional à educação básica.
Sim - Do ponto de vista do regulamento, não há nada que impeça o envio do relato com essas experiências, desde que haja um trabalho exercido com regularidade com o mesmo grupo de alunos.
Não - O Prêmio foi criado para valorizar atividades docentes nas escolas públicas da Educação Básica. Atividades desenvolvidas por educadores de escolas públicas para outros públicos não pertencem a essa categoria, portanto, não serão aceitos relatos dessas experiências.
Sim, desde que o relato não tenha sido publicado. Se o relato for publicado, no todo ou em parte, em qualquer momento do processo de seleção de outros prêmios ou concursos, será automaticamente desclassificado.
© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal